terça-feira, 10 de abril de 2012

XV ERECIC Recife, mais um encontro inesquecível




De volta a Salvador, minha estadia em Recife foi algo inexplicável, um misto de emoção, cansaço, alegria e política. O XV ERECIC - Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis - vai deixar saudades a centenas de estudantes e contadores que estiveram presentes.

Após um ano longe dos Encontros de Contabilidade finalmente pude perceber porque este é um espaço que todos reclamam, mas, todo mundo quer participar do próximo. Dormir em salas ou ginásios, utilizar banheiros coletivos, caminhar muitos metros até chegar ao seu café da manhã não é o mais confortável. Entretanto, conhecer dezenas de pessoas alegres, amigáveis, e que durante quatro dias querem aprender sobre as novidades contábeis e conhecer novas pessoas são momentos raros. Na abertura do evento, as palavras do Organizador do ERECIC Recife, Cleryston Andrade, traduzem o nível de integração que me refiro: “próximo ano posso ir ao Rio e não precisarei pagar estadia porque tenho um amigo”.

Os bastidores do evento são tão fantástico quanto o que acontece nos alojamentos, palestras e festas.  A disputa para sediar o ERECIC 2013 foi umas das mais acirradas da história, protagonizadas por João Pessoa e Salvador. Foi a luta de jovens militantes que defendem a união com entidades profissionais, contra militantes que defendem independência. No final venceu o melhor. Todos estão convidados a participar do ERECIC 2013 na Paraíba.

Aos que não participaram do GD sobre Mecic (Movimento Estudantil de Ciências Contábeis) perdeu a oportunidade de conhecer uma figura fantástica, uma das mais politizadas que conheço, o pernambucano Pedro Augusto, apelidado de Pedrão, foi um momento de total informalidade e efervescência de ideias. Nunca vi tanto estudante de contábeis com vontade de lutar por sua classe.

A temática do Evento também merece destaque “Os Desafios da Implantação da Nova Contabilidade Pública”, foi abordada por cientistas muito competentes que conseguiram transmitir as principais evoluções da contabilidade pública.

Para quem não entendeu nada do que estou falando, em resumo o ERECIC é um lugar do Brasil que não existe a crise dos telejornais, é um espaço que não existe a reclamação sobre o chefe, sobretudo, é o lugar onde o Nordeste mistura toda sua cultura belíssima, e discute o futuro da profissão numa informalidade que não existe num evento profissional. Parabéns aos estudantes!

0 comentários:

Postar um comentário